Você sabe o papel do engenheiro na construção de telhados? Muita gente desconhece a importância e funções desse profissional nesse tipo de obra.

E devido a essa falta de conhecimento, boa parte das pessoas costuma iniciar um projeto de obra sem contratar um engenheiro. Muitos até acreditam que construir telhados é algo simples e que não requer ajuda profissional.

Acontece, que o papel desenvolvido pelo engenheiro é o que garante a regularidade e segurança da construção.

E se você está pensando em iniciar uma obra de construção de telhados, mas não sabe se contratar um engenheiro para isso é uma boa opção, continue lendo esse post até o final e descubra mais sobre o papel do engenheiro nesse tipo construção.

Afinal de contas, qual papel do engenheiro na construção de telhados?

De modo geral, o papel do engenheiro na construção de telhados é o de realizar os cálculos necessários e de forma correta, para cada tipo de obra.

Muita gente não sabe, mas a execução de construções exige cálculos complexos de trigonometria.

Essas fórmulas envolvem uma série de aspectos, tais como física, mecânica de materiais, dimensionamento de esforços solicitantes, mecânica de solos, resistência de materiais entre outros.

Na hora de construir um telhado, o conhecimento trigonométrico é indispensável. Isso porque, é através dessa área da matemática que é possível estipular desde as inclinações mínimas e máximas, até a quantidade máxima de peso que a estrutura consegue suportar.

Mas além disso, o engenheiro também tem outras funções dentro da construção civil, entre elas:

Coordenação

Além do papel do engenheiro na construção de telhados, ele também é importante pois faz toda a parte de coordenação. É ele que irá orientar a equipe em relação as tarefas que precisar sem executadas, bem como os prazos que devem ser cumpridos.

Com base um planejamento eficiente, ele irá garantir que o seu projeto seja executado no menor tempo possível, mas, atendendo todas as normas da Construção Civil e as suas demandas.

Vistoria

Outra função do engenheiro dentro da construção civil é a de vistoriar obras. Essa função é uma das mais importantes, uma vez que está diretamente ligada a segurança de edificações.

Basicamente, ele irá verificar se o projeto ou edificação teve os cálculos necessários feitos, e se eles estão corretos. Além disso, ele também verifica se as estruturas ainda estão seguras e habitáveis, ou se é necessária uma intervenção ou até mesmo a destruição delas para garantir a segurança de todos.

Responsabilização pela obra


No Brasil é ilegal realizar construções e reformas sem um profissional responsável pela obra. Ou seja, se você construir ou reformar sem contar com um engenheiro civil, estará agindo de forma ilegal, o que irá comprometer diretamente a sua estrutura.

E por que é tão importante ter um especialista do gênero?
Muito simples! Além dele fazer todos os cálculos necessários, o engenheiro também irá garantir a segurança da estrutura.

Indicação de materiais e métodos mais adequados

Mais uma das funções do engenheiro é que ele pode indicar os melhores materiais para o seu projeto. Se baseando nas suas necessidades, bem como naquilo que há de melhor no mercado, o engenheiro poderá mostrar as alternativas mais eficientes, e, claro, que caibam no seu orçamento.

Ou seja, esse profissional é indispensável. Sem ele, além de deixar a sua obra irregular, você também estará colocando em risco a segurança de todos, uma vez que não há certeza se os cálculos corretos foram feitos para a construção dos telhados.


Dicas de como contratar um engenheiro para construir o seu telhado

Gostou de saber papel do engenheiro na construção de telhados, mas agora não sabe como contratar esse tipo de profissional para garantir a segurança da sua obra? Nós separamos algumas dicas, confira!

Verifique se o profissional possui o registro

A primeira coisa que você precisa verificar na hora de contratar um engenheiro para construir o seu telhado é se ele possui registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da sua região. 

Esse é o órgão que faz a regulamentação de todos os profissionais que atual dentro da área de engenharia, e o registro nele é obrigatório para o exercício da profissão.

Avalie se o perfil do profissional condiz com aquilo que você deseja

A segunda dica para você escolher um engenheiro para fazer o projeto do seu telhado é avaliar se ele possui um perfil que condiz com suas necessidades. O estilo do especialista vai interferir diretamente nos resultados da sua obra.

Logo, se você quer um telhado moderno, e que use tecnologias para o fornecimento de energia, precisará pesquisar por um especialista que trabalhe com essa linha mais modernista e tecnológica.

Experiência na área

Mais uma das recomendações que vão te ajudar é optar por alguém que já tenha ampla experiência na área, principalmente no tipo de projeto que você deseja. Profissionais que estão começando no mercado tendem a cobrar mais barato.

No entanto, isso é um problema, tendo em vista que eles ainda não têm um amplo conhecimento sobre as tendências e normas. Para evitar dores de cabeça tanto durante o projeto como depois da finalização da obra, o ideal é optar por quem já tem experiência na área.

Veja o portfólio do profissional

O portfólio é uma excelente forma de você conhecer melhor o profissional que deseja contratar. Por meio dele, será possível visualizar o tipo de trabalho que ele faz, e se ele é de qualidade.

Inclusive, é altamente recomendado que, se possível, você converse com clientes antigos do profissional. Ao conversar com essas pessoas, você poderá ter um feedback mais realista sobre o trabalho do especialista.

Além disso, vale à pena pedir indicações de amigos e familiares. Sempre tenha em mente que a qualidade do profissional que você contratar irá interferir diretamente no resultado final da sua obra. 

Então, não deixe de pesquisar muito e com paciência para avaliar todas as possibilidades disponíveis e escolher a melhor delas.

Agora que você já sabe o papel do engenheiro na construção de telhados, não deixe de contratar um profissional para a sua obra. Assim, você terá mais segurança e certeza que o seu projeto está dentro das normas exigidas pela Construção Civil brasileira.